Lisboa pelos olhos da SOLO Brewing: aquele pequeno tour exclusivo que adoramos
Muitos dos nossos clientes aqui na SOLO Lisboa são turistas. E como um cliente SOLO rapidamente se torna um amigo, entre uma conversa e outra com o nosso proprietário Adroaldo, uma pergunta nunca falha: "O que ver em Lisboa?" ou "O que não pode faltar no nosso tour, Adroaldo?"
Depois de tantas dicas e sugestões dadas sobre o que fazer em Lisboa, Adroaldo decidiu esboçar um guia de um dia para a cidade, incluindo tudo o que ele acha imperdível, e esse guia finalmente virou um post de blog. Confira!
Explorando Lisboa em um dia: um guia para moradores locais
Embarque numa viagem deliciosa por Lisboa, começando com um delicioso brunch no Solo Brewing para começar o dia da melhor forma possível! A partir daí, vamos começar a nossa aventura:
-
Praça Duque de Saldanha
https://maps.app.goo.gl/DgfKn1Yh6MjCQNUQ7
Localizado a apenas 4 minutos a pé do SOLO, no coração do Saldanha, fica o monumento ao Duque de Saldanha, esculpido em bronze entre 1904 e 1909. Admire a estátua do marechal, apontando com a mão direita para o sul.
-
Monumento ao Marquês de Pombal
https://maps.app.goo.gl/DU9vx1CdrNzzusz39
Desça a Avenida Fontes Pereira de Melo, continuação da Avenida da República, até chegar ao monumento do Marquês de Pombal, inaugurado em 1934. Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), Marquês de Pombal, foi um diplomata e estadista português. . Foi ministro do rei D. José e responsável pela reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.
-
Parque Eduardo VII
https://maps.app.goo.gl/KfiVrYDNmfkW2w45A
O maior parque do centro de Lisboa, estende-se por 25 hectares num formato retangular e ascendente, com a parte inferior virada para a Praça Marquês de Pombal, ponto de partida de vários autocarros hop-on hop-off de Lisboa.
A faixa central do parque, coberta de grama, é ladeada por longas calçadas de calçada portuguesa e áreas arborizadas. Ao longo de sua extensão, há o Pavilhão Carlos Lopes, um parque infantil com o quiosque Beca a Beca - uma boa opção para uma parada estratégica -, um grande lago com carpas, e a Estufa Fria, com uma variedade de plantas exóticas. Se você tiver tempo, a caminhada definitivamente vale a pena!
No topo do parque, há um mirante com uma bela vista do Rio Tejo e uma grande bandeira portuguesa hasteada.
O Parque Eduardo VII acolhe vários eventos, como a Feira do Livro de Lisboa , o Snowland e, em 2023, foi palco de alguns dos momentos religiosos da Jornada Mundial da Juventude.
-
Avenida da Liberdade
https://maps.app.goo.gl/S6jRhpJN9HvtZpr27
Um dos cartões-postais de Lisboa, liga a Praça dos Restauradores à Praça Marquês de Pombal em pouco mais de um quilômetro e abriga grandes hotéis, marcas de luxo e o prestigiado Cinema São Jorge , inaugurado em 1950 e ainda em atividade. Caminhe pela icônica Avenida da Liberdade e aproveite a sombra das árvores dessa linda faixa verde da cidade, a caminho da Praça do Rossio.
Depois de atravessar a Praça dos Restauradores, passe pelo Teatro Nacional Dona Maria II e siga em direção ao Largo de São Domingos. Desfrute de uma dose de Ginjinha no histórico " A Ginjinha ", que foi o primeiro estabelecimento a vender a bebida em Lisboa, em 1840. Dica do lisboeta: peça a sua ginjinha "com elas" - a ginja cereja - e desfrute do sabor original da este licor português.
-
Casa do Alentejo
https://maps.app.goo.gl/RoKuS1Ciawipovgy6
Se a Ginjinha lhe abriu o apetite, aproveite para almoçar na Casa do Alentejo . Lá, você se deliciará com uma autêntica refeição portuguesa da região do Alentejo e se maravilhará com sua arquitetura única.
Passando pela sua fachada, na Rua das Portas de Santo Antão, você nem imagina o que o espera lá dentro. O local é um espaço cultural que abriga uma série de atividades, além de oferecer o melhor da gastronomia alentejana no coração de Lisboa. O restaurante fica em duas belas salas adornadas com painéis de azulejos dos séculos XVII e XX, e a Taberna, onde você pode saborear petiscos em um ambiente aberto e descontraído.
-
Rua Augusta
https://maps.app.goo.gl/LRmiTvq2xNfsUfRG9
Depois de um almoço delicioso, continue sua jornada pela Rua Augusta, da Praça do Rossio até o famoso Arco da Augusta, já de frente para a Praça do Comércio. A Rua Augusta é famosa por seu comércio histórico e está fechada para o tráfego de veículos desde o final dos anos 1980. Extremamente turística, é comum encontrar vários artistas de rua, artesãos e vendedores ambulantes por lá.
Dê uma passada na A Manteigaria para experimentar os deliciosos pastéis de nata, mas só se tiver fila (!!). É raro, mas se por acaso não tiver fila, prefira passar lá na volta, assim você tem a garantia de comprar pastéis fresquinhos, para experimentar sua textura e sabor únicos. Depois que esfriam, perdem muito do charme, assim como um bom café.
-
Praça do Comércio
https://maps.app.goo.gl/Q7en5Er2vwo8iXgH7
Atravesse o Arco do Triunfo da Rua Augusta até chegar à Praça do Comércio, onde você pode admirar o esplendor do Rio Tejo e tirar fotos. A luz em Lisboa é de tirar o fôlego, então não perca a oportunidade de capturar belas fotos.
No centro da praça ergue-se a estátua equestre de D. José I, de 1775. A estátua fazia parte do plano de reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755, juntamente com a Praça do Comércio, anteriormente conhecida como Terreiro do Paço, parte do Paço da Ribeira.
-
Miradouro da Graça
https://maps.app.goo.gl/Bco47TLEesaZEbHt7
Nossa sugestão para assistir a um lindo pôr do sol é o Miradouro da Graça. Anexo à Igreja da Graça, além de aproveitar uma bela vista, aproveite para relaxar nas mesas enquanto toma uma cerveja, uma sidra ou até mesmo uma taça de vinho. .
Para chegar lá sem o esforço de subir, pegue o Elevador da Graça no Martim Moniz e chegue ao seu destino em cerca de 5 minutos.
Se você gosta de cerveja artesanal, pode optar por assistir ao pôr do sol no Taproom Oitava Colina , a pouco mais de cinco minutos de caminhada do Miradouro da Graça.
-
Fado em Alfama ou Mercado de Campo de Ourique
https://g.co/kgs/xFCc1Py
Termine o dia com um jantar acompanhado de Fado no Fama de Alfama . É essencial reservar mesa com antecedência, pois o local é muito disputado.
Outra opção é pegar o Elétrico 28 até Campo de Ourique e jantar no Mercado de Campo de Ourique , fundado em 1934 e remodelado em 1991 e 2013. Hoje, ele tem uma série de barracas de comida gourmet e música ao vivo à noite ( confira a programação ). Este é um ponto badalado para os moradores locais e tem muito menos turistas do que outros mercados em Lisboa.
Experimente a essência de Lisboa em apenas um dia, abraçando sua rica história, delícias culinárias e vistas deslumbrantes. Não se esqueça de saborear cada momento e criar memórias inesquecíveis ao longo do caminho. Depois volte aqui para comentar como foi sua experiência em Lisboa.